Art Dubai 2019

A Perve Galeria vai estar presente na 13.ª edição da Art Dubai, que decorre de 20 a 23 de março de 2019 no Madinat Jumeirah, no Dubai.

A edição deste ano da Art Dubai conta com a participação de mais de 90 galerias de mais de 40 países, reafirmando a posição que tem vindo a assumir como um local de descoberta de artistas, galerias e tendências emergentes à escala mundial.

A Perve Galeria integrará, pela primeira vez, duas secções em simultâneo: a Art Dubai Modern (stand E10), dedicada a obras de artistas modernos que demonstraram notoriedade no século XX, e a nova secção Bawwaba (stand A19), centrada nos desenvolvimentos artísticos atuais do Sul Global.

Adotando como título a expressão árabe para ‘porta de entrada’, Bawwaba apresenta 10 projetos inéditos de artistas sediados ou focados no Médio Oriente, África, Ásia Central e Sul e América Latina, que abordam os temas da migração global, estruturas socioeconómicas e identidade. É o caso de José Chambel, artista Santomense, que se estreia nos Emirados Árabes Unidos, através da Perve Galeria, com um conjunto de trabalhos fotográficas que refletem a sua particular visão sobre a realidade insular do seu país de origem.

José Chambel explora a luz através do preto e branco, com temas centrados na preservação do património cultural, material e imaterial, em Portugal, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Os trabalhos em que utiliza a cor, funcionam como contraponto ao preto e branco, na medida em que convocam uma visão reflexiva, silenciosa, sobre a realidade quotidiana daquelas ilhas, a par com a manifestação potencialmente perturbadora da ritualização cultural com origens ancestrais.

Na Secção Modern a Perve Galeria concede destaque à obra dos artistas Ernesto Shikhani e Reinata Sadimba, de Moçambique, e de Manuel Figueira, de Cabo Verde, com uma seleção de trabalhos que sugere uma reflexão sobre a criação artística africana. As obras de Ernesto Shikhani remetem para a busca incessante por novas formas de expressão, que marcou o seu percurso artístico no contexto moderno e contemporâneo africano e de Manuel Figueira, apresentam-se obras de atmosfera surrealista, através das quais o autor cria narrativas muito próprias, irrepetíveis, que envolvem sempre uma certa (trans)figuração humana.

As esculturas de Reinata Sadimba são exemplificativas de um percurso artístico muito determinado pelas experiências pessoais da autora moçambicana, que remontam às suas origens de etnia Makonde e às suas fantasiosas narrativas.

À semelhança das edições anteriores, a Art Dubai integra, nesta edição o Global Art Forum, a conferência anual mais significativa no domínio das artes e o Art Dubai Modern Symposium, focado na vida e obra de artistas modernos.

Curadoria: Carlos Cabral Nunes

Mais informações em: http://www.artdubai.ae

Catálogo: ArtDubai2019

https://pervegaleria.eu/home/index.php/participacao-em-feiras/549-art-dubai-2019-20-03-23-03-19.html